Por mais esforço que ponha no seu negócio, de nada serve se não souber como o divulgar ao público. Hoje em dia, divulgarmos o nosso negócio faz-se em segundos, depressa e eficazmente. Existe todo um conjunto de redes sociais e de plataformas ao seu dispor para o fazer. As redes sociais não são mais usadas apenas para o uso pessoal de cada um, mas sim também para desenvolvermos as nossas ideias e as partilharmos com as pessoas.
O primeiro passo será criar uma conta nas diversas redes sociais que existem espalhadas pela internet. Por exemplo: Twitter, Facebook, Instagram, Google +, Pinterest, etc. Existem inúmeras redes sociais para o ajudar. Pode dar um uso diferente a todas estas contas pois elas complementam-se. No Instagram ou Pinterest poderá partilhar as imagens e fotografias do seu negócio. Já no Twitter ou Google +, poderá deixar pequenas mensagens aos seus seguidores. No Facebook (e talvez esta seja a rede social onde deverá apostar primeiro) poderá partilhar fotografias, posts, pensamentos e interagir com os seus clientes.
É importante criar um plano de marketing. É bastante importante planear e planificar o que quer fazer, criar estratégias de negócio, observar as estatísticas e identificar o seu público-alvo. Desta forma, poderá desenvolver material ou posts que vão de encontro ao tipo de cliente que a sua empresa atrai.
Assim que criar o seu plano de marketing, passe à ação e aplique-o nas suas redes sociais anteriormente criadas. As redes socias são de fácil acesso e muito pouco dispendiosas mas, caso tenha dinheiro que possa investir, porque não aplicar o seu plano também em jornais, na televisão ou em revistas?
Com as redes sociais criadas e o plano de marketing aplicado é importante observar os resultados. Faça a si mesmo as seguintes perguntas: Será que estou a ter mais clientes devido a ‘x’ rede social? Ou será devido a ‘x’? Qual o principal público-alvo que acede às minhas redes sociais? Poderá saber isto tudo através dos relatórios e métricas de cada rede social. Desta forma poderá adaptar melhor o conteúdo das suas redes sociais e saber em qual rede social apostar mais e manter mais atualizada.