Criar uma loja online traz inúmeras vantagens, seja este o seu único ponto de venda, ou um complemento à sua loja presencial. Com as contingências relacionadas com a pandemia COVID-19, vários negócios tiveram de se reinventar e encontraram uma bóia de salvação no comércio online. Encomendar os produtos tranquilamente, agendar a entrega ao domicílio para o melhor dia e hora, e poder fazer os pagamentos online de forma confortável e segura, são possibilidades que apenas uma loja online pode permitir, e que são procuradas cada vez mais pela população.
As contingências vieram apenas acelerar uma tendência que era já crescente e reafirmar, junto dos consumidores, as vantagens, as possibilidades e a segurança do comércio online. Também é curioso que a maioria dos consumidores está a privilegiar os sites de comércio electrónico nacionais em detrimento dos sites internacionais.
Por isso, se tem um negócio tradicional, é o momento certo para criar uma loja online. São inúmeras as vantagens, e quanto mais rapidamente acompanhar esta tendência, melhor estará posicionado face à sua concorrência. Contamos no nosso portfólio com vários sites de empresas de comércio e serviços tradicionais, muitos deles de âmbito local, e todos apresentam vantagens competitivas face à concorrência: o site da empresa de limpeza Lisboa Limpa, da empresa Canalizador do Bairro ou ainda da empresa de iluminação Led Lux.
São várias as vantagens de criar uma loja online:
Imagine o que seria ter a sua loja aberta 24h sem custos suplementares em pessoal ou outros ! Com uma loja online, é possível ! Ao ter a sua loja acessível durante as 24 horas do dia, está a melhorar a experiência dos seus clientes e a dar-lhes mais tempo para explorar todos os seus produtos, que estão facilmente acessíveis à distância de um clique.
Hoje em dia existem inúmeras plataformas de comércio electrónico que permitem a criação de uma loja online básica em menos de 24 horas. Estas plataformas estão cada vez mais intuitivas, e poderá ser você mesmo, ou alguém da sua equipa, a atualizar os seus produtos. Caso não disponha de recursos humanos que possa alocar a esta tarefa, a Web Design Vip poderá fazer esta tarefa por si, a preços muito competitivos. Contacte-nos para mais informações.
Da mesma forma que tem custos fixos na sua loja física (rendas, água, luz, gastos com pessoal), os mesmos também existem numa loja online, mas com uma vantagem: são consideravelmente mais reduzidos. Com menos de 50 euros anuais tem o seu espaço virtual – domínio e alojamento. Se ficar encarregue de construir e de fazer a manutenção do site…estes são os únicos custos que vai ter. E, ainda que queira entregar a construção da sua loja online a um profissional, terá sempre um retorno do seu investimento, através dos seus clientes habituais e do referenciamento orgânico do seu site (SEO – otimização para pesquisa no google ou outros motores de busca). Criar uma loja online pode ser um investimento que o ajudará a suportar os custos fixos do seu negócio. E, quem sabe, pode correr tão bem…que até será a sua única fonte de rendimento no futuro ?
Com um site de comércio electrónico pode ter um número ilimitado de produtos, o que aliado a custos fixos mais reduzidos, aumentarão a sua rentabilidade. Se está limitado pelo espaço na sua loja física, deve equacionar criar uma loja online em complemento aos produtos apresentados na loja física. Pode, por exemplo, ter disponíveis na sua loja física os produtos de pequenas dimensões, e na loja online, os produtos de grande dimensão.
Com o ecommerce pode também testar a receptividade do seu mercado a um novo produto sem correr riscos: propor produtos à consignação ou mesmo em dropshipping (em que apenas é o intermediário da venda e ganha uma parte da mesma, apesar do cliente ter a informação que está a comprar na sua loja). As possibilidades são infinitas, com a vantagem de não correr riscos.
De par com o aumento exponencial do comércio online, há outro efeito ainda maior que se faz sentir há ainda mais tempo: o consumidor, antes de comprar, faz pesquisas online para tomar a decisão da compra. Se o seu negócio não está presente online na altura em que o seu cliente está nesta fase de decisão…arrisca-se a perder uma venda ! Por isso, ainda que queira dirigir todas as suas vendas para um canal presencial, é muito importante ter uma presença online, com um formulário de contacto, onde o seu cliente pode pedir informações ou um orçamento do seu produto ou serviço.
Com uma adesão crescente de todas as gerações, a pesquisa de produtos online e o ecommerce dão-lhe ferramentas que o vão ajudar a melhorar ainda mais as suas vendas. Com a sua loja online pode seguir os hábitos de compra dos seus clientes e fazer ofertas personalizadas em função dos seus interesses.
Várias ferramentas do marketing digital irão pô-lo em contacto com os seus clientes: enviar-lhes um email para lembrar que não concluíram uma compra, oferecer-lhes um produto complementar ao que acabaram de adquirir, ou ainda fazer anúncios específicos que lhe permitirão estar sempre presente na cabeça do seu cliente, na hora em que ele vai tomar uma decisão de compra.
Além disso, com os meios digitais poderá monitorizar a sua concorrência, de modo a agir e estar sempre um passo à frente ! Se não ocupar o seu espaço no digital…a sua concorrência vai fazê-lo por si.
Se a internacionalização é um objetivo para o seu produto ou negócio, é absolutamente indispensável ter a sua loja online. Com as plataformas existentes hoje em dia é muito fácil ter o seu site traduzido em várias línguas, chegar a outros mercados e escalar o seu negócio.
A Web Design Vip tem à sua disposição todos os serviços que necessita para criar a sua loja online de forma rápida e eficaz. Trabalhamos com várias micro, pequenas e grandes empresas, por isso teremos a melhor solução para si ! Veja aqui todos os serviços que podemos fazer para criar a sua loja online !